fazer um bom recrutamento

Gostou do nossa Página Partilhe

Precisa de contratar funcionários para a sua empresa?

Não sabe como ha-de escolher o funcionario ideal para a posição ? Siga os nossos conselhos para fazer um bom recrutamento.

Nos dias que correm para qualquer vaga de emprego temos dezenas de candidatos, então como escolher o ideal?

É bastante simples! É preciso abandonar algums ideias cliches e ver muito mais além do que as qualificações dos candidatos.

Não lhe conseguimos das um exemplo geral que serve para todas as empresas, cada recrutamento deve ser personalizado de acordo com finalidade da empresa, mas vamos deixar alguns ponto essenciais para o fazer.

Como fazer um recrutamento?

Inicialmente o recrutamento deve ser feito com 2 entrevista individuais e deixar o candidato trabalhar 2 dias com supervisão ( teste). Esta estrutura é boa para perceber caracteristica e personalidade dos candidatos. Existem outras estruturas de recrutamento mas está será uma das mais faceis de aplicar com os melhores resultados. O numero de entrevistas que vai realizar depende muito do numero de candidatos pode ter de realizar 3 entrevistas se nas duas primeiras se ainda estiver indeciso sobre qual dos candidator para a fase seguinte.

Independentemente do tema empresa e da sua ideologia devemos procurar certas qualidade que todos os funcionarios devem ter. Qualidades como confiança segurança, fazer um bom recrutamentoautonomia e honestidade são algumas das caracteristicas gerais que todos os empregados devem ter independemente do cargo que tenham.

Depois é preciso avaliar que cargo é que o novo colaborador vai ter na empresa. Cargos de gestão ou de lideres devemos procurar algumas caracteristica como criatividade, capacidade social e principalmente se a pessoa é confiante e ambiciosa. Porque?

Os cargos de lider por norma estão associados a tomada de decisão e em muitos casos promovem o trabalho e evolução dos funcionados por eles liderados, ou seja, caracteristicas como a confiança são de extrema importancia. Uma pessoa confiante tende a tomar as decisões corretas com maior frequencia. A ambição em pessoas com cargos de liderança ou de chefia é importante porque estes vão depender de terceiros para conseguir subir e obter mais objectivos, o resultado é que vão puxar pelos funcionarios por eles liderados para obterem os melhores resultados.

Este tipo de pessoas é muitas vezes são vistas como arrogantes, mas aí entra o experiência social do candidato. Por normal um pessoa que apresente um bom relacionamento social com bastante actividade é um bom indicador de que a pessoa tem alguma experiencia a trabalhar ou relacionar-se com pessoas, mas isto só se vai perceber ao certo ao longo das entrevista e principalmente durante o periodo de teste.

Se esta a procura de um candidato para uma vaga que não seja de liderança queremos algumas das qualidades acima referidas mas tambem queremos algumas mais especificas. A dedicação é extremamente importante em qualquer colaborador mas para estas vagas são especialmente importantes.

A dica ou tecnica mais importante que vai revelar a verdadeira personalidade do candidato é a observação indirecta!

O que a observação indirecta? como se faz?

Para fazer isto precisa de uma sala com câmeras onde vai colocar os candidados e observar o comportamento deles quando esperam pela sua vez para ser entrevistados. Acredite que vai ver coisas que não esta a espera. O comportamento dos candidatos enquanto estão frente a frente uns com os outros vai revelar a sua personalidade.

Isto é provavelmente uma das melhores tecnicas que pode usar para recrutamento.

Como deve ser feita a primeira entrevista?

Bem a primeira entrevista é a mais importante de todas porque é aqui quu vai fazer uma das maiores triagem e em maior arte dos casos vai escolher o seus favoritos e perceber qualquer deles se enquandram naquilo que procura.

Mantenha a entrevista simples ! Faça perguntar simples e espera que os candidatos se revelem, ou seja, aqui vai perceber qual deles já tem experiencia, quais se prepararam ( o que mostra interesse) e quais deles estão simplesmente porque sim.

Coloque questões pessoais e expectativas do que espera alcançar na empresa.

O que deve ter em atenção em entrevistas não é o que a o candidato diz mas sim como o diz ! As expressões comporais são mais importantes do que a verbalização, o discurso pode ser treinado e decorado. A expressões comporais tambem podem ser treinadas mas é extemamente dificil.

Segunda Entrevista

Pode aplicar alguns testes de psicologicos caso tenha alguns que os consiga fazer e avaliar. Caso não consiga isto pode colocar problemas como exemplo de situações que podem acontecer no dia a dia na empresa. Ver como os candidatos resolvem é um bom indicador e dão um previsão de como eles se comportariam numa situação real.

O Teste

É um teste normal em que da alguns funções ao candidato para ele realizar. Depois avaliar a prestação dele nas tarefas e a relação com os coloegas.

Responda

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *