Entrevista de emprego

Gostou do nossa Página Partilhe

Vai ter uma entrevista de emprego e não sabe como agir ou o que dizer?

NÃO SE PREOCUPE, é normal! Mesmo pessoas com anos de experiência em entrevista têm dificuldades quando estão frente a frente com o entrevistador.

Os seus problemas vão acabar quando ler as nossas dicas e truques para ter Entrevista de Emprego com sucesso!

Hoje em dia para conseguir um emprego temos de passar por várias entrevistas em que nos vão examinar. A primeira entrevista é extremanente importante !! Tal como diz o senso comun só temos um hipótese para criar um boa primeira impressão” e isto é verdade.

Uma boa primeira impressão na nossa vida social não significa muita coisa, é importante mas não é o essencial, mas quando colamos isto num contexto profissional é completamente diferente.

A ideia com o entrevistador fica de nós é a unica coisas que realmente importa numa entrevista!

Sim, ao contrário do que possa pensar ter um curriculo continua a ser necessario pelas razões obvias, mas acredite que o motivos pelos quais nos vão contratar estão ligados a nossa personalidade e a opinião com que os entrevistadores ficaram de nós.  Por este motivo criar uma boa primeira impressão é fundamental e não existem segundas hipoteses! Mesmo que passe da primeira entrevista não quer dizer que já é garantido conseguir o emprego ou não significa que você tenha deixado uma boa impressão.

Com uma simples pesquisas vi algumas dicas sobre este tema, mas não são dicas faceis de praticar, apesar de serem verdadeira e eficazes.

Portanto vou-lhe dar dica para conseguir uma conseguir deixare um boa primeira impressão que vai deixar a sua concorrencia para trás. ao dicas faceis de seguir e boa entrevista de empregobastante intuitivas não precisa de horas de estudo nem de pratica para conseguir aplica-las na pratica.

Lembre-se que não conhece quem esta a entrevista-lo portanto não vai conseguir saber se esta pessoa tem muita experiência ou se tem algum tipo de formação na area antes da entrevista.

Como conselho geral seja natural !! Isto é simplesmente verdade para tudo na vida mas é especialmente importante na relação com os outros.

Dicas para uma boa Entrevista de Emprego

Dica 1 – Marcar a  Diferença

Primeiro coloque-se no lugar do entrevistador, ele passa horas e horas por dia sentado numa cadeira a ler curriculos e falar com pessoas que maior parte não faz a minima ideia de como se comportar ou em alguns casos já trazem um texto completamente memorizado e simplesmente limitam-se a declamar aquilo que lhe for dito para dizer tentando criar a imagem do empregado perfeito.

Nós não vamos cometer o erro de parecer mal informados nem vamos ter texto decorados para responder a perguntas, não é assim que se marca a difença!

Antes de ir para uma entrevista dele conhecer a empresa para a qual pretende trabalhar, descobrir qual é a sua função no mercado e que serviços ou produtos que ela fornece.

Quando for questionado( e vai ser de certeza a absoluta) de como conheceu a empresa não minta, diga a verdade, isto vai transmitir empenho, dedição e honestidade. Vai ainda marcar pontos pela diferença, porque maior parte das pessoas vão mentir ou simplesmente estão mal preparadas e não fazem a minima ideia para que empresa se estão a candidatar.

Outro erro que não vai cometer é decorar texto extensos e cheio de palavras bonitas para tentar impressionar, não é necessario formação para perceber quando estamos a dizer coisas previamente pensadas.

O que deve fazer é responder as perguntas de forma simples e directa! Seja sucinto e directo não tente procurar palavras bonitas nem enrolar muito sobre o conteudo da sua resposta. Como é obvio evite respostas de uma palavra. Quanto mais natural e transparente for a sua resposta melhor assim vai conseguir transmitir segurança e conhecimento.

dica 2 Não exagere na roupa que leva

Esta dica principalmente é para as mulheres, não leve vestidos com grandes decotes ou muito vistosos isto só a vai prejudicar.

O ideal é com um pouco de pesquisa tentar perceber que tipo de empresa. Utilize uma roupa com estilo mais formal quando se aplica a estilo da empresa ou uma roupa mais casual.

Dica 3 – Contacto visual

Ok este tema esta muita das vezes explicado demais e com alguma incorreções.

O contacto visual é importante! Mas atenção não deve ser usado constantemente, ou seja, não se forçe a olhar para o entrevistador. Seja natural ! Quando esta a falar não precisa de manter o olhar directamente no entrevistador. Tente quando estiver acabar de falar olhar o entrevistador nos olhos isto dá um sensação de confiança e segurança naquilo que esta a dizer.

Quando o o entrevistador estiver a falar deve olhar para ele e mostrar-se interessado. Como faz isso?

Simples com gestos afirmativos e com pequenos reforços vocais.

Dica 4 – Postura

Evite postura rigidas. Não force posições em que não se sente confortavel perceba mais sobre este tema lendo o nosso artigo Boa Postura Numa Entrevista

Responda

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *